quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Cozinhando com palavras

A Bienal Internacional do Livro em São Paulo já é um sucesso, e nesta edição terá 40 atividades dentro do espaço chamado Cozinhando com Palavras, dedicado a gastronomia. A proposta é apresentar a gastronomia como item formador da cultura de um povo e proporcionar uma verdadeira gourmet experience.

O evento terá 43 atividades com grandes chefs e autores nacionais e internacionais, que trarão à mesa, reflexões, tendências, pesquisa sobre "brasilidade na cozinha" e o casamento saboroso de literatura de renomados escritores como Jorge Amado e Nelson Rorigues, homenageados pelos centenários de seus nascimentos com a culinária de suas regiões.

Alguns destaques da programação:

Ana Rita Suassuna apresentará a gastronomia sertaneja, na cozinha show com degustação, o chef Rodrigo Oliveira traz um tema mais que atual, "Café da manhã com Jorge Amado e Gabriela - Receitas da Cozinha Baiana", fazendo um show cooking com mini degustações.

Também marcarão presença grandes nomes como Paloma Amado, com o tema “Na cozinha com Jorge Amado”; Ruy Castro, com “Gostosinhos e nada ordinários”, falando sobre algumas passagens da vida de Nelson Rodrigues; Gastón Acurio – o grande chef latino-americano da atualidade; Amaury Jr., Hamilton Mellão, Claude Troisgros e Chakal; Arnaldo Lorençato, mediador de “O que iremos comer amanhã? Qual é o perfil do chef do futuro?”; e muitos outros, em palestras, bate-papos, shows cooking e degustações.


O curador André Boccato propõe como linha temática uma reflexão cultural, em que a gastronomia é formadora de identidade, muito mais que uma mera diversão ou nutrição; e é esse o papel dos livros: “transformar o mundo”.



                                                        
Cozinhando com Palavras – 22ª Bienal Internacional do Livro em São Paulo
Curadoria: André Boccato
Período: 9 a 19 de agosto de 2012
Horário de funcionamento: das 10 às 22h
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi – End.: Av. Olavo Fontoura, 1.209 – São Paulo – SP
Valor do ingresso: R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia)
Entrada gratuita: professores, profissionais da cadeia produtiva do livro, bibliotecários, estudantes inscritos pelo sistema de visitação escolar programada, maiores de 60 anos e crianças com até 12 anos, mediante apresentação de documento comprobatório.


Nenhum comentário:

Postar um comentário