terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Como tirar cheiro de alho das mãos

Muita gente deve concordar comigo que nada melhor que uma receita temperada com alho, sal, pimenta do reino e cebola refogadinha. Hum... dá até fome rs...

Mas para quem gosta de cozinhar, não tem nada pior que o cheiro de alho nas mãos. Pesquisei e encontrei várias dicas para resolver isso:

  • Passar limão ou o suco do limão nas mãos e depois lavá-las normalmente.
  • Esfregar sal grosso nas mãos antes de lavá-las.
  • Esfregar a mão com uma colher de inox.
  • Deixar as mãos em água corrente fria da torneira até sair o cheiro.
  • Esfregar salsa nas mãos e depois lavá-las na torneira.
  • Esfregar açúcar nas mãos e depois lavá-las.
  • Antes de descascar o alho, colocá-lo meia hora de molho em água fria.
  • Esfregar pó de café nas mãos e depois lavá-las normalmente.
  • Usar um descascador de alho rs.

E ai? Conhece mais alguma? Qual você já experimentou?

Bjos

Ilana

Você também vai gostar dos posts de Dicateca.

Veja os post Descascador de alho e Fritando a cebola com o alho.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Panos de pratos sim, mas descolados!

No último feriado estava conversando com a Paula Queiroz que já deu dicas aqui pra gente de restaurantes em NY e ela comentou sobre a loja virtual Fashioneira, especializada em panos de prato. 

Já me veio à cabeça aqueles panos de pratos que as nossas avós faziam bordados ou com crochês nas pontas....mas me surpreendi muito com o trabalho deles, as as peças estão bem longe daquelas que tinha imaginado.  Os panos de pratos são lindos, divertidos, uma ótima opção para decorar a cozinha e presentar as amigas!

Ah, a loja virtual deles é dentro do Facebook e os panos de prato são vendidos por R$ 25,00.

Segue o bate papo com Cleber Paradela, um dos sócios.


Como vcs tiveram a sacada, de dar uma cara nova para os panos de pratos?
Resolvi decorar meu apartamento em 2009 e decidi que todos os itens deveriam ser diferentes do tradicional. Encontrei rodinho de pia, capacho, até limpador de latrina, mas não consegui encontrar panos de prato em nenhum lugar. Pesquisei em vários idiomas e vi que ninguém ainda tinha pensado nisso. Guardei a ideia por uns anos até que um dia, em uma mesa de bar, comentei com meus amigos, atuais sócios. Todos toparam na hora montar a primeira grife de panos de prato do mundo. E assim nasceu a Fashioneira.

Quem é o responsável pelo design das peças?
As peças são assinadas pelo talentosíssimo designer Hugo Aranha. Além de ser sócio da Fashioneira, é diretor de criação e design da agência África.

Qual a peça mais vendida?
Rua Augusta e Keep Calm são imbatíveis. Mesmo fazendo parte da primeira coleção são ainda os que mais saem. Tanto que decidimos mantê-los na coleção atual. O Biscoito Globo, Chê Guevara e Pratone são as novas promessas. O Chê esgotou antes mesmo de lançarmos no site. Mas em breve estará a venda.

Quando vcs começaram e até hoje qtas peças em média já foram vendidas?
Praticamente esgotamos a primeira coleção e agora começamos o novo ciclo. Vendemos aproximadamente 5.000 panos via Facebook. A repercussão em torno da nossa marca está muito grande. Notícias, convite para vender no SPFW, proposta de lojas etc. Nossa missão agora é dar escala e prospectar lojas nas praças que mais compram (São Paulo, Rio, Salvador, Belo Horizonte e Curitiba). Já começamos a pensar em exportar também, pois o conceito é inédito.

Loja Virtual: Fashioneira

Eu já encomendei o meu! Qual você gostou mais?

Bjos

Gi


Você também vai gostar dos posts da coluna Eu quero!







sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Canapé de Salmão

Nesta véspera de feriado, alguns amigos vieram aqui em casa e resolvi fazer algo leve e gostoso! Preparei canapés de salmão com cream cheese e limão siciliano. Muito bom!

É muito fácil e o pessoal elogiou bastante! Se preferir, você pode substituir o salmão pelo presunto parma! Esta receita serve 40 unidades.

Espero que você goste!

Bjos 

Ilana

Ingredientes
  • 100g de carpaccio de salmão (ou salmão defumado)
  • 1 pacote de cream cheese (150g)
  • 1/2 limão siciliano
  • 1 pacote de pão de forma sem casca

Modo de Preparo
  1. Para as torradinhas, corte o pão de forma em 4 quadradinhos e leve ao fogo médio de 5 a 10 minutos (depende do forno) ou até que elas fiquem durinhas (cuidado para não passar do ponto!). Reserve.
  2. Misture o cream cheese com o suco do 1/2 limão siciliano.
  3. Rale um pouco de casca do limão, acrescente ao cream cheese e misture.
  4. Espalhe as torradas na travessa em que irá servi-las, coloque um pouco do creme em cada uma.
  5. Corte pedaços do salmão e depois termine colocando-os por cima.
Você também vai gostar dos posts de Delícias.


quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

São Miguel do Gostoso

Como 2011 foi um ano estressante, com muitos acontecimentos tanto na vida pessoal, como profissional, quis passar o Ano Novo em um lugar tranquilo para aproveitar a natureza e descansar, a cidade escolhida foi: São Miguel do Gostoso.

Engraçado o nome né? Um vilarejo de 8.000 habitantes que fica há 1 hora de Natal - RN, com praias lindíssimas, sol todos os dias e muito vento, tanto que é considerada uma das melhores praias do mundo para a prática dos esportes à vela. Gostoso é parada obrigatória dos profissionais nacionais e internacionais  de kitesurf e windsurf.

Os moradores são muito simpáticos, e já se acostumaram com a grande quantidade de estrangeiros que moram lá, principalmente os italianos. E a culinária também é ótima, mas não tenha pressa porque tudo é feito com muita calma.

Se você for a Gostoso, vale a pena visitar os restaurantes abaixo.

Bjos

Gi

Você também vai gostar dos posts publicados em Por aí. 




Bar do Tico
Restaurante e bar, perto da praia, bem simples, com as garçonetes sempre simpáticas, e cerveja bem gelada. Não deixe de pedir uma porção de camarão frito e isca de peixe, e claro tudo acompanhado com muita macaxeira. Só cuidado com a pimenta, porque é daquelas bem forte!




Restaurante Girassol
Para um jantar romântico, vale a pena conhecer o restaurante Girassol que fica dentro da pousada com o Lagoa Mar, que é muito charmosa. Os donos são de Ribeirão Preto e Poços de Caldas (sempre encontro com alguém da terrinha, hehe) e fazem questão de atender pessoalmente os clientes, mas é preciso escolher o prato com antecedência. Então na volta da praia já aproveita para fazer sua reserva. Sugiro o prato Mix Lagoa Mar, e sorvete de sobremesa.







Jack Sparrow
Durante o dia, não há muitas opções de bares na praia porque a maioria do pessoal está no mar praticando Kite, mas há o Jack Sparrow de um simpático catalão que largou tudo quando conheceu as praias paradisíacas de Gostoso. E não subestime o lugar rústico, ele faz a questão de servir porções diferenciadas, com um toque espanhol. Não deixe de pedir a batata com polvo.


Restaurante da Tartuga
Vale a pena pegar o bug e andar uns 8 km  apreciando a natureza, para conhecer a praia de Tourinhos, a paisagem é linda e o mar bem tranquilo. Dessa vez aproveitei para provar um prato bem diferente do restaurante Tartuga: Risoto de Caju! Muito bom, nunca tinha pensado nessa opção, é delicioso e tem um sabor levemente adocicado.




Pizzaria Quintal
Eu gosto muito de peixe e camarão, mas confesso que no último dia já não aguentava mais frutos do mar! Tive uma grata surpresa na Pizzaria Quintal que não fica atrás das famosas pizzarias de São Paulo. A massa é bem fina, com vários sabores no cardápio, uma delícia!







terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Aniversário de São Paulo

Nessa quarta-feira, a "terra da garoa" completa 458 anos! E como um dos passeios preferidos dos seus moradores é sair para comer, vários restaurantes e bares da cidade preparam cardápio e drinks especiais para a data.

Segue a lista que separamos pra você!

Bjos

Gi

Terraço Itália
Eu adoro lugares com uma bela vista da cidade, e uma das mais bonitas de São Paulo é a do restaurante Terraço Itália, que fica no centro. Se você ainda não teve a oportunidade de visitar, de 23 a 27 de janeiro, o complexo oferece um presente aos paulistanos e turistas, e abrirá gratuitamente para visitação do terraço panorâmico, das 15h às 18h. 

E no dia 25 de janeiro, o chef Samuele Oliva resgatará as clássicas receitas do Terraço Itália em um delicioso buffet com Prosecco incluso, ao preço de R$ 95,00.

Entre os pratos estarão a Lagosta ao Thermidor, Trance de badejo ao Luis XV, Truta com amêndoas e Brochete de camarão com arroz a grega. No jantar, além do edifício receber uma iluminação especial, será organizado um "Parabéns" com direito a brinde e bolo elaborado especialmente para a ocasião.

Quem preferir curtir a bela vista tomando clássicos drinques, como Cosmopolitan e Mojito, no vistoso Piano Bar, a animação ficará por conta de Ricardo Baldacci Trio, especialistas em swing-jazz das décadas de 40 e 50 e aclamados por admiradores de boa música pelos salões afora na capital paulistana.

Vale ressaltar que a visitação pode não acontecer em caso de chuva e haverá restrições de capacidade e vestimenta.



Endereço: Avenida Ipiranga, n°344 - 41° - Centro
Telefone: (11) 2189-2929


Eu, Tu, Eles
O barman Leandro Rasta criou o drinque Cambuci Ice Tea, para homenagear a cidade, que é composto com cachaça feita com Cambuci, fruta nativa de São Paulo desde a época do descobrimento, suco de limão siciliano e ice tea de limão por R$ 19,90.
O Eu, Tu, Eles já é conhecido pela galera bonita que reúne para o happy hour durante a semana e também aos domingos a tarde.


Endereço: Av. Faria Lima, 2902.
Telefone: (11) 3071-4535

Mercearia do Francês
A tradicional Mercearia do Francês preparou um cardápio que mistura sabores da culinária franco- brasileira.  De entrada, L'assiette de patê de campagne dos bandeirantes como prato principal, Truta a paulista, grelhada ao balsâmico e mel, farofa de camarão e feijão fradinho. Menú (R$ 51,00) por pessoa, válido para almoço e jantar nas unidades de Higienópolis e Perdizes.



Higienópolis: R. Itacolomi, 636. Tel. (11) 3214-1295
Perdizes: R. Ministro Ferreira Alves, 282. Tel. (11) 3675-6696

Cervejaria Patriarca
A Cervejaria Patriarca traz no seu cardápio um resgate da história da culinária brasileira, e sua influência africana e européia. Como boa parte do cardápio é harmonizada com cervejas e cachaças, para homenagear São Paulo, a nova unidade localizada na Vila Nova Conceição, oferece a caipirinha Paulista, composta de limão, gengibre e um toque de mel, por R$ 20,00.



Endereço: Av. Hélio Pellegrino, 198 – Vila Nova Conceição





sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Purê de batata gourmet

Na semana passada estava olhando as fotos do Instagram (aplicativo do Iphone),e fiquei muito curiosa quando vi o Purê de batata gourmet, que o Davi do blog Adoro Comer, postou. Enviei um email para ele no mesmo dia, pedindo a receita para dividir aqui com você. Ele que é muito simpático, adorou a ideia.


Eu já estava com água na boca quando fui testar a receita, e além de ficar com uma apresentação linda, é deliciosa.  Quando você for receber os amigos, ou mesmo quiser surpreender o pessoal aí da sua casa, essa receita é ideal, primeiro porque difícil alguém que não goste de batata, certo?  E ainda é muito fácil de fazer.


Aproveita o fim de semana para testar e de depois me conta como ficou.


Bjos


Gi




Ingredientes
- 3 batatas médias
- Meio copo de requeijão
- Pitadas de orégano
- Tomate cereja ou tomate seco
- Molho branco com champignons (pode encontrar pronto já no supermercado, é só mexer com leite e misturar os champignons até dar o ponto)
- Pimentão em pedacinhos e azeitona para decoração



Modo de Preparo
1. Deixe as batatas cozinhando até que fiquem molinhas;
2.Tire toda a casca e amasse-as com um garfo;
3. Acrescente orégano, o requeijão e o tomate cereja (ou seco) cortado em pedaços pequenos;
4. Em um copo de coquetel, coloque a mistura e despeje o molho branco por cima;
5. Leve ao microoondas por cerca de 2 minutos;
6. Decore com o pimentão, azeitona e orégano!






quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Você já ouviu falar no Pinspire?

Eu sou meio viciada nas redes sociais, tenho perfil pessoal e do Cozinhateca no Twitter, Facebook, Instagram, e agora descobri mais um de foto muito legal, chamado Pinspire.

Se você ainda não conhece, já separe as suas fotos mais bacanas para participar. Criada pelo grupo alemão, Rocket, já virou febre lá fora e acaba de chegar ao Brasil. A ferramenta é uma mistura do Twitter, Tumblr e Facebook. 

O Pinspire funciona como um mural, você pode adicionar as suas fotos favoritas e também com um click você instala o botão "Pint It" na barra do seu navegador e tudo que você encontra de legal pela internet, você coloca um "pin".  As fotos escolhidas vão direto para o mural do perfil do Pinspire, e podem ser compartilhadas e receber comentários.

A gente que adora foto de comida, quase enlouqueceu com tanto material bacana, e também tem outras categorias como: Beleza & Cabelo, Casamento e Eventos, Crianças, Decoração, Moda e outras.

Nós já temos nosso perfil lá, http://www.pinspire.com.br/user/boards/129558.html

Depois que visitar o site, conta pra gente o que achou.

Bjos

Gi