Além de uma alimentação saudável é importante ficarmos atentos à higiene dos alimentos e dos lugares onde são manipulados.
No verão é muito comum os turistas apresentarem intoxicação alimentar, por consumirem alimentos que foram preparados sem nenhum cuidado quanto à higiene. A praia é um lugar onde podemos observar vários problemas relacionados à esse fator. O mesmo cuidado deve-se ter na cozinha de casa.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiJqVSXBZkMa54aJswG1ETcH9ZHJFoUJX8wLcwdtU7jFCHucIDBQ1LDl3WiqEdJBzpjSJH-9dbINwNSem57p4HVFYdDDRVRrW1x1-XvwwWZumdMiWjk02vy6_mUntL2NhgybCDKPZHv2Ko/s200/higiene_figura_05.gif)
Outra coisa que devemos evitar é guardar os alimentos em panelas na geladeira ou então deixar no forno ou sobre o fogão. Todo alimentos depois de manipulado deve ser armazenado sob refrigeração em recipientes plásticos ou de vidro.
Alimentos expostos à temperatura ambiente estão mais sujeitos a contaminação e proliferação de microrganismos.
Importante também é observar a data de validade dos alimentos industrializados depois de aberto, essa validade é diferente daquela que vem estampada ao lado da data de fabricação, geralmente essa informação encontra-se no próprio rótulo, por exemplo, um leite em pó, após aberto deve ser consumido em no máximo 30 dias, portanto fique atenta.
Durante a compra observe sempre a validade, se a embalagem está integra se odor está característico do alimento (no caso de carnes, peixes e frango) e se a cor e a consistência estão normais.
E claro que não podemos esquecer a higiene pessoal na hora de manipular os alimentos, lavar sempre as mãos com sabonete neutro e se possível desinfetar com álcool 70%, a utilização de luvas descartáveis pode ser feita desde que sejam trocadas em cada mudança de tarefa, é comum observar em estabelecimentos comerciais os manipuladores usarem luvas e não as tirarem para nada, isso é errado. Sempre em uma cozinha é importante cabelos presos e unhas sem esmaltes, ninguém vai querer comer um lasca do seu lindo esmalte vermelho.
Esses cuidados fazem toda a diferença na hora do consumido dos alimentos, seja em casa ou rua. A segurança alimentar começa com uma refeição saudável e livre de intoxicação.
Fabiana Borrego
Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Padrões Gastronômicos, atua em assessoria e consultoria nutricional com a empresa ChefNutri
Fabiana Borrego
Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Padrões Gastronômicos, atua em assessoria e consultoria nutricional com a empresa ChefNutri
Oi adorei o seu blog e estou te seguindo.
ResponderExcluirtambém tenho um blog sobre receitas e cozinha segue ele http://bom-de-cozinhar.blogspot.com/ ?
boa quinta.