quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Vamos fazer uma drenagem natural? Use os alimentos diuréticos!

O post da coluna Nutriteca de hoje é especial para todas as mulheres que como eu, sofrem de inchaço durante a TPM. E também para os homens que estão ao nosso lado e são obrigados a nos aguentar! Eu sei não é tarefa fácil!

A nutricionista e parceira do Cozinhateca fez um post muito bacana com dicas de alimentos diuréticos que vão nos ajudar e muito neste período! 

Bjos

Gi

"O inchaço ou a retenção de líquidos pode ocorrer entre homens e mulheres, em qualquer momento ou faixa etária. Porém, é uma queixa que vêm sendo cada vez mais comum nos consultórios, entre as mulheres, que costumam sentir o “aumento” de peso e inchaço característicos do período menstrual. É importante ressaltar que, o inchaço característico desse período desaparece sozinho, porém se persistir, pode ser um indicativo de problemas de saúde, como complicacões renais e cardíacas.

A retenção de líquidos (retenção hídrica) ser causada por diversos fatores, tais como:

-      Alterações hormonais;
-      Sedentarismo;
-      Excesso de peso;
-      Uso de alguns medicamentos;
-      Baixa ingestão de água e de alimentos ricos em água;
-      Consumo excessivo de alimentos ricos em sódio.
Temos o sódio como um dos principais causadores dos “inchaços corporais”. A quantidade de água no nosso corpo é essencial para a regulação dos níveis de sódio. Quando temos uma concentração de sódio alta no organismo, dois mecanismos são ativados com o objetivo de aumentar a quantidade de água: secreção do hormônio antidiurético (ADH) e estimulação da sede.
No período da TPM, temos que tomar um cuidado ainda maior, quando há alteração hormonal, que predispõe à retenção de líquidos. Se optarmos por uma dieta, rica em alimentos com alto teor de sódio, o resultado pode ser um inchaço ainda maior.
Portanto, as pessoas predispostas ao “inchaço”, devem evitar os alimentos ricos em sódio, tais como: sal, alimentos embutidos (mortadela, salsicha, salame, presunto), enlatados, queijos amarelos, além do consumo excessivo de álcool.
Já as frutas, as verduras e os legumes tem efeito diurético, facilitando a eliminação do excesso de líquidos retido. Alguns desses alimentos são ricos em nutrientes como o magnésio e o potássio, que ajudam na regulação da quantidade de sódio no organismo.
Alguns alimentos com efeito diurético são: melancia, melão, abacaxi, pêra, maçã, maracujá, morango, chuchu, pepino, agrião, repolho, tomate, salsão, broto de feijão e beterraba. O consumo de bebidas como água, água de coco, chás e sucos com esses alimentos, aumenta o efeito.
Dicas importantes:
- Reduza o sal da alimentação. Tire o saleiro da mesa.;
- Aumente o consumo de líquidos ao longo do dia, mas nada de refrigerantes ou afins. Estamos falando de água, água de coco, sucos e chás diversos de ervas naturais.
- Troque o sal pelas ervas e especiarias, tais como, orégano, manjericão, alecrim, cheiro-verde, louro, salsa, entre outros.
- Troque os alimentos enlatados, embutidos, que sao ricos em sódio, pelos naturais. Lembrem-se que a embalagem do alimento deve ser a própria casca. Isso faz uma grande diferença!

E não se esqueçam de associar uma dieta rica com alimentos naturais e diuréticos, à prática de exercícios físicos. É outro fator que auxilia (e MUITO!) na diminuição do inchaço corporal.
Beijinhos,
Bruna










Um comentário: