terça-feira, 28 de junho de 2011

Abacate na alimentação: sim ou não?

O abacate é um alimento fonte de diversos nutrientes e particularmente fonte energia e de ácido graxo monoinsaturado. Apesar de não ser considerado uma fonte protéica, essa fruta fornece quantidades de proteína superior a de muitas frutas. É considerada uma boa fonte de fibra e de outros nutrientes, cujo teor dependerá de fatores como variedade, clima e solo no qual a fruta foi cultivada.

No que se refere à composição de ácidos graxos, estudos têm demonstrado uma predominância do ácido graxo monoinsaturado oléico. O ácido graxo oléico é do tipo insaturado, sendo considerado um ácido graxo essencial (ômega-9), o qual participa do metabolismo, desempenhando um papel importante na síntese de alguns hormônios.

Um estudo experimental realizado em animais por Salgado e colaboradores em 2008, demonstrou que o óleo de abacate pode controlar dislipidemias através de seus fitonutrientes, ou seja, os sitosteróis, por sua estrutura ser muito similar a do colesterol e por seu mecanismo de ação que envolve a inibição intestinal de absorção do colesterol e diminuição da síntese de colesterol hepático.

Diante do exposto, verificamos que a ingestão de abacate pode ser benéfica para a saúde, já que além dos nutrientes presentes na sua constituição, a fruta auxilia no metabolismo do lipídeo no organismo.

Dica: bata no liquidificador o abacate com um pouco de leite, duas colheres de aveia e o quanto baste de açúcar. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário