quinta-feira, 23 de junho de 2011

Nova parceira Nutriteca: Fabiana Borrego do ChefNutri!!!

A Cozinhateca tem mais uma parceira para a página Nutriteca!!! É a nutricionista Fabiana Borrego, formada pela Universidade Anhembi Morumbi, especialista em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário São Camilo e especialista em padrões gastronômicos pela Universidade Anhembi Morumbi. Ela atua em assessoria e consultoria nutricional com a empresa ChefNutri.

Estamos sempre com novidades para você! Esperamos que você goste!

Bjos

Ilana e Gi

Alimentação Saudável

Estou muito feliz com mais uma parceria, adoro escrever, principalmente sobre um dos assuntos que mais gosto, a nutrição! Espero tirar dúvidas e dividir um pouco do meu simples conhecimento sobre esse mundo maravilhoso que é a nutrição. Tão maravilhoso que de médico, louco e nutricionista, todo mundo tem um pouco! =)


Para começarmos achei interessante falarmos sobre alimentação saudável, que vai além do consumo alimentos ditos saudáveis! É importante resgatar o ato de se alimentar por prazer, que muitas vezes é deixado de lado, pelo sacrifício da perda ou manutenção de peso! Não podemos esquecer nunca, que comer é um dos grandes prazeres da vida. 

Nosso primeiro contato com o alimento se dá quando somos amamentados, e essa primeira refeição vem regada de várias emoções como amor, carinho, raiva, ódio, tristezas, etc. Do ponto de vista da psicanálise, quando o nenê nasce, ele tem a sua primeira necessidade fisiológica atendida através da primeira amamentação. Sendo bons ou ruins o importante é ressaltar que essas emoções inauguram a psique humana, ou seja, nossa constituição humana “pré-supõe” que nossas necessidades fisiológicas estão intimamente ligadas às psicológicas. Nunca mais o nenê irá querer só o leite, porque sente o desconforto da fome. Essa necessidade virá acompanhada do desejo de “algo mais”. É por essa razão que muitas vezes comemos demais quando estamos tristes ou comemos de menos quando estamos angustiados. É por essa razão que não existem fatores que determinam ou explicam exatamente a relação entre necessidade - vontade, desejo - realidade. Por isso a alimentação é um processo complexo, que ultrapassa a necessidade biológica e acaba recebendo influências de vários fatores sociais, religiosos, afetivos e culturais. 

Para que a alimentação seja saudável, além de agradável e prazerosa, deve se adaptar as necessidades de cada indivíduo, ser variada e equilibrada. 

Uma alimentação saudável é aquela que fornece ao organismo todos os nutrientes necessários ao desenvolvimento, ao crescimento e à manutenção, por meio da escolha adequada dos alimentos e das quantidades apropriadas às necessidades de cada indivíduo, sendo fundamental para o bem-estar e a melhora da qualidade de vida. E qualidade de vida está liga a prazeres, como comer bem. Infelizmente as pessoas ainda associam a dieta, principalmente a de perda de peso, ao sacrifício, comer todos os dias filé de frango com alface e tomate, não que esse prato não seja gostoso, mas queremos e precisamos mais do que isso. Não estou falando apenas de nutrientes, mas de beleza, sensações e delicias ao ver e sentir. Muitos estudos mostram que um dos fatores do aumento de peso da população, está ligado ao fato de não se sentarem mais a mesa para comer e confraternizar com familiares e amigos, comer em casa comidinha caseira, gostosa e nutritiva. Como vimos é impossível desvincular a alimentação do emocional, por isso antes de mergulhar de cabeça em dietas malucas, procure um profissional da área da alimentação que possa orientar da melhor maneira como conciliar nutrição e prazer de comer bem! 

Na próxima semana vamos falar um pouco mais sobre os nutrientes e como devem ser distribuídos em nosso dia a dia! 

Abraços saudáveis

Fabiana Borrego
Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Padrões Gastronômicos, atua em assessoria e consultoria nutricional com a empresa ChefNutri

Nenhum comentário:

Postar um comentário