quinta-feira, 7 de julho de 2011

Como seria uma alimentação saudável - Parte I

O conceito de que uma boa alimentação é fundamental para manter o corpo saudável vem sendo aprofundado ao longo dos séculos. Com o passar do tempo, os cientistas foram notando que o organismo só funciona direito se dispõe de uma série de nutrientes. 

E hoje, cada dia surge um assunto novo, uma nova dieta milagrosa, uma poção mágica para emagrecer e assim vamos ficando cada vez mais confusos, um dia um alimento faz bem e outro dia faz mal. 

O princípio básico para uma alimentação saudável é bem simples, mas deve ser levado em conta a individualidade de cada pessoa, pois cada indivíduo tem sua necessidade diária, um metabolismo diferente, além das atividades diárias e em alguns casos, doenças envolvidas. O mais importante é o equilíbrio, a variedade e a harmonia entre os alimentos consumidos. Vamos conhecer então os nutrientes essenciais para uma alimentação saudável.

Carboidratos: 
55% das calorias de cada refeição. É o principal combustível energético do organismo. Exemplos: Cereais (aveia, cevada, arroz, milho, centeio, etc) e tubérculos (batata, mandioca, mandioquinha, cará, inhame).

Proteínas: 
15% das calorias de cada refeição são formadas por conjuntos de aminoácidos e são as responsáveis pela síntese dos tecidos orgânicos. Exemplos: Carnes, leite e derivados ovos e leguminosas.

Gorduras:
Existem vários tipos algumas boas e outras que são prejudiciais a nossa saúde. Cerca de 30% das calorias de cada refeição, desempenha um papel importante de transporte de vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, D, E, K), síntese de hormônios, estruturas de membranas celulares, etc., mas sua necessidade decresce com a idade, além disso, o organismo consegue sintetizar a maioria das gorduras para o seu metabolismo, por exemplo, o colesterol é essencial para a estrutura de vários hormônios além de sais biliares, mas a demanda é totalmente satisfeita com a produção interna, não havendo necessidade de um fornecimento externo. Exemplos: Banhas, manteiga, margarina, óleos vegetais, toucinhos, etc. 

Fibras:
25 a 30g diárias é um tipo de carboidrato vegetal resistentes às enzimas digestivas humanas. Exemplos: Legumes, verduras e frutas cruas e cereais integrais.

Água: 
em média 2 litros por dia, representa aproximadamente 40 a 60% do peso corporal total de um indivíduo sadio. A ingestão de água depende de quanto ela está sendo eliminada através da transpiração, urina, fezes e respiração. A média diária deve ser aumentada em dias quentes.  

Veja mais: Como seria uma alimentação saudável - Parte II

Você também vai gostar dos posts de Nutriteca.

Fabiana Borrego
Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Padrões Gastronômicos, atua em assessoria e consultoria nutricional com a empresa ChefNutri

Nenhum comentário:

Postar um comentário