quinta-feira, 28 de julho de 2011

Xô estresse!

Bom é sabido que a atividade física ajuda e muito no combate ao estresse e a alimentação também pode ser uma grande aliada.

Quando o extremo cansaço chega, muito dos nutrientes que auxiliam no bom funcionamento do nosso organismo, acabam indo embora, devido ao estresse oxidativo.

Por isso a grande importância de não descuidar da alimentação nos períodos mais estafantes, sei que pode parecer difícil, mas não impossível.

Não pule nenhuma refeição (devemos fazer de 5 a 6 refeições/dia), mantenha os horários e monte sempre o seu prato com alimentos bem coloridos, repletos de vitaminas e minerais.

Comece a espantar o desanimo longe pela manhã: desfrute de uma tigela de cereais com leite ou iogurte...Hum, delícia! Os cereais fornecem boas doses de fibras, que auxiliam no bom funcionamento do intestino e isso deixa as pessoas menos irritadas. Já o leite ou iogurte, possue um aminoácido, chamado de triptofano, que funciona como matéria-prima de outra substância que controla o humor, a serotonina.

O ferro das carnes vermelhas é mais um aliado no combate ao estresse. Esse mineral participa do transporte de oxigênio nas células. Sem ele vêm o cansaço, o desânimo e a indisposição. Acrescente também o selênio das castanhas e da vitamina C das frutas cítricas. Esses nutrientes têm ação antioxidante e mandam para bem longe o cansaço. Se quiser um pique ainda maior, mande ver nos alimentos ricos em vitaminas do complexo B (cereais integrais, batata, feijão, ovos, amendoim, frutos do mar e leite e derivados)- sua falta está relacionada à apatia.

Outros alimentos interessantes para combater esse estresse, são a cenoura, a alface, pois possuem antioxidantes, além do ajudar a controlar o nervosismo (alface). Maçã e maracujá também ajudam a combater a ansiedade e o abacate também rico em triptofano, ajuda a manter o bom humor.

O melhor é procurar fazer pausas frequentes no trabalho, não esticar o expediente se estiver cansado e tentar manter como dito anteriormente, os horários regulares de se alimentar.

Fabiana Borrego
Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Padrões Gastronômicos, atua em assessoria e consultoria nutricional com a empresa ChefNutri

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário