quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Alimentos, dietas e dor de cabeça

Uma vez uma amiga nossa pediu algumas dicas de alimentação para quem sofre de enxaqueca. Ninguém melhor que um expert no assunto para falar sobre isso, certo?! Por isso convidamos o Dr. Sebastião Eurico de Melo Souza, médico neurologista do Instituto de Neurologia de Goiânia e diretor do Instituto Movimento Reabilitação de Goiânia para explicar a relação entre alimentação e dores de cabeça.

Espero que ajude porque dor de cabeça é ruim demais!!!

Bjos

Ilana

"Há duas situações com relação a alimentos e dor de cabeça.

Em primeiro lugar, a pessoa que não tem dor de cabeça, pode senti-la quando ingere algum tipo de alimento ou bebida. Isto pode significar uma intolerância ao ingerido, uma espécie de "alergia alimentar"; ou ser um efeito colateral como a dor de cabeça produzida pela dilatação das artérias da cabeça após ingestão de bebida alcoólica. Nestes casos, a pessoa deve evitar a ingestão destes produtos.

No outro caso, é a situação da pessoa ser portadora de dor de cabeça e o alimento ou bebida piorar ou desencadear a dor. É o caso da enxaqueca. Esta é uma doença crônica, com crises ocasionais de dor, que geralmente é latejante, de leve  a intensa, com náuseas e vômitos. Há inúmeros fatores que influenciam podendo provocar a crise enxaquecosa. Por exemplo, estímulos emocionais e período pré-menstrual. As pessoas com enxaqueca costumam reclamar que alguns alimentos ou bebidas provocam as crises. Apesar de estudos científicos não provarem esta relação definitivamente, os médicos especialistas sugerem que os portadores se abstenham dos produtos suspeitos.

Os alimentos mais implicados são: alimentos gordurosos,derivados do leite, queijos fortes, embutidos, frutas cítricas, melancia e principlamente chocolate. Das bebidas, as que contém cafeina, os adoçantes e as alcoólicas, incluindo vinhos branco e tinto, destilados e cerveja.

Existem muitas dietas utilizadas para reduzir as crises de enxaqueca, mas os resultados são individuais, ou seja, alguns poucos  pacientes tem benefício e assim, não hão há como recomendar esta ou aquela.

A enxaqueca é uma doença genética que, não tendo cura, busca-se obter certo alívio corrigindo os fatores agravantes, mudando o estilo de vida e evitando alimentos e bebidas que o portador percebe que lhe prejudicam."

Sebastião Eurico de Melo-Souza, médico neurologista.




Tel.: (62) 3250-9066


Nenhum comentário:

Postar um comentário