sexta-feira, 15 de junho de 2012

Comer em Lisboa!

Já ouviu falar da Srta Holly? Inteligente, divertida, questionadora, analítica. Sempre com um comentário oportuno e engraçado, aquele tipo de amiga que quando acontece algo novo na sua vida, independente se é bom ou ruim, você precisa correr para contar, porque a opinião dela faz a diferença.

Muitas das histórias que ela vivencia ou conhece por aí, você pode acompanhar se divertindo e se emocionado no Só Ponderando...

Ah, já ia esquecendo de contar que ela também é muito refinada, nas suas últimas férias, passou uma temporada em Lisboa e separou uma lista de restaurantes imperdíveis. Se você está programando uma temporada na terra do bacalhau, não deixe de anotar as dicas abaixo.

Bjos

Gi

"Além de linda e encantadora com suas livrarias, sebos, o rio Tejo, tristes fados e ruelas charmosas Lisboa é uma cidade repleta de ótimas opções gastronômicas.

Recebi dicas de uma amiga portuguesa que mora no Brasil e alguns amigos apaixonados pela capital portuguesa, cruzei as listas e comecei minha incursão pela cozinha lusitana.

Minha primeira opção da lista era o Belcanto por José Avillez, mas acabei sabendo que esse é um restaurante sofisticado e como estava sozinha fiquei com um pouco de preguiça de encarar, quando acabei descobrindo o outro restaurante do chef Avillez, no Chiado, aberto no final de 2011. Com
um ambiente descontraído e informal, o Cantinho do Avillez propõe uma cozinha simples, com um toque de sofisticação, pratos tradicionais com influencias das andanças do jovem chef. Como a maioria dos restaurantes bons da cidade é preciso de reserva, como fiz em cima da hora a opção foi me sentar no balcão o que acabou sendo a melhor pedida!

A barwoman simpaticissíma é uma brasileira que vive há alguns anos em Lisboa e me indicou um vinho branco delicioso, fresco e furtado como eu gosto, o Três Bagos e de quebra me ajudou a escolher os pratos, a entrada foi um queijo Nisa no forno, com presunto e mel de rosmaninho, que é de chorar de bom!





Hospedada no Bairro Alto Hotel fui almoçar em seu famoso terraço. A vista para o rio Tejo já vale o programa! As opções do cardápio são saladas, sanduíches, massas, tudo muito leve e frugal. Optei por um cous cous com camarões, acompanhado por um vinho branco gelado que foi perfeito! Muitas pessoas vão
até lá apenas para tomar drinks e admirar o por do sol, um super programa!




O Bistro 100 Maneiras - filhote do restaurante100 Maneiras - do chef iugoslavo, cujo o nome eu nem imagino como se pronuncie, Ljubomir Stanisic, fica no Largo da Trindade em um lindo prédio art deco e tem uma decoração primorosa, além de atendimento muito simpático. O Risoto de Cogumelos com Camarão Tigre parece ser um dos pratos bem indicados do restô e depois de experimenta-lo fácil entender o porque.



Conhecido como um bom lugar para ver e ser visto em Lisboa o restaurante Pap’Açorda é sucesso há mais de trinta anos. O simpático José Maria, um dos sócios da casa me contou que já teve propostas para abrir sua casa em São Paulo e nunca encarou o desafios pois no Brasil ele não encontra bacalhau do tamanho dos de Lisboa.

Descobri que ele não estava exagerando quando chegou à minha mesa o Bacalhau no Forno com Batatas ao Murro que pedi. Uma posta gigante, tenra, deliciosa! O ambiente bonito e agradável  mistura clientes de idades diversas, locais e turistas. Mas o ponto alto é o mousse de chocolate, que chega a sua mesa em uma grande travessa de alumínio (quase uma bacia) e o garçom pega uma GRANDE colherada e pede para você ajudá-lo com a sua colher a despejar aquela perdição em seu prato! Um escândalo!





Além de já estar na minha lista, quando conversei com o José Miranda do Pap’Açorda ele me convenceu que o melhor para a Bica do Sapato (de onde ele é sócio também, junto com John Malcovicht e Catherine Deneuve) era o brunch do domingo e acatei a ideia. Não estava um tempo bom, o que foi uma pena, porque o lugar fica em um antigo armazém as margens do rio Tejo, em dias bons vale sentar na parte de fora. O brunch é servido em buffet caprichadíssimo, com uma variedade tão grande que chega a confundir, no melhor dos sentidos!

A chef Manuela fica o tempo todo pelo salão preocupada em falar com os clientes, dando dicas e sugestões do que optar entre tantas delícias.




Essa foi a minha experiência deliciosa pela terra do bacalhau.

Bjos

Srta Holly"




11 comentários:

  1. nossa GI, fiquei honrada com a descrição!!!! Amiga é amiga, né?!?

    ;-)

    ResponderExcluir
  2. Quando estive em Lisboa, só pude comer pregos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre, tomara que voce esteja falando sobre os sanduiches!!! ;-)

      Excluir
    2. Pregos são febras (carne de vaca, sem osso ou músculos)e poder ser servidos no prato (prego no prato) ou no pão (prego no pão). Geralmente são temperados com molho picante ou mostarda e podem levar acompanhamentos como fiambre, queijo e presunto.

      Excluir
    3. Oi Raquel!
      Fiquei com muita vontade de experimentar!!!
      Bjoss

      Excluir
    4. Os pregos lisboetas são inesquecíveis!

      Excluir
  3. Pregos é tipo um sandwich. Pão comum com bife, molhos, dependendo do tipo também vai salada, mostarda, queijo, fiambre, etc...

    Gostei do blog e do post, quando vier para cá, vem para o Porto.

    Abrc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa parece delicioso Thiaguinho! Fico feliz que vc tenha gostado do blog, e qdo for a Portugal vou a Porto sim, e te peço as dicas. E vou avisar a Srta. Holly ;) bjos

      Excluir
    2. oi Thiaguinho, pode ter certeza que na minha próxima ida a Portugal Porto estará no roteiro e quem sabe convenço a Gi de ir comigo!!!!

      Excluir