quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Depressão! A Nutrição pode ajudar?

Infelizmente eu tenho escutado muita gente falar que sofre de depressão, acredito que seja uma das doenças da modernidade, e conversando com a minha amiga e nutricionista Bruna, consegui tirar minha duvida: a nutrição pode ajudar?

A resposta está no artigo abaixo este tema. Vale a pena ler e ficar atento a sua alimentação.

Bjos

Gi

"A depressão é uma doença que afeta tanto homens, quanto mulheres de qualquer faixa etária. Caracteriza-se pela perda de prazer nas atividades diárias, mudança do apetite, alterações no sono (mais frequentemente insônia), irritabilidade freqüente, cansaço fácil, falta de concentração, dores no corpo, baixa auto-estima, sensação de fraqueza, redução do interesse sexual, retraimento social, pensamentos suicidas, tristeza, aumento ou perda do apetite, entre outros sintomas agravantes. Isso acontece devido a uma diminuição da quantidade de neurotransmissores liberados (serotonina, dopamina e noradrenalina).

São vários os fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da depressão, entre eles, quero dar uma importância maior ao que tenho lido cada vez mais nos artigos científicos, uma alimentação inadequada: com excesso de açúcar (escondido, claro!), cafeína, álcool, corantes e conservantes, baixo consumo de alimentos ricos em ômega-3 (peixes gordos e semente de linhaça), alto consumo de alimentos ricos em ômega-6 (soja, milho e girassol), consumo inadequado de carboidratos e proteínas, e deficiente em vitaminas e minerais.
Em se tratando de uma alimentação com carência de vitaminas e minerais, vários estudos demonstram que o zinco é um dos minerais mais solicitados quando estamos em fase de estresse. O zinco está presente em alimentos como carnes, queijos, leite, iogurtes e cereais integrais. Porém, o excesso desse nutriente pode ser prejudicial. Alguns estudos mostram que o excesso de zinco no organismo traz complicações, como por exemplo, a diminuição de cobre no organismo que pode provocar desde diarréia, vertigem, sonolência, vômitos até perda da coordenação muscular. Por isso, não adianta sair por aí comprando suplementos de zinco!

Suplementação é coisa muito séria e só deve ser feita por um profissional que entende do assunto, ok?

A deficiência de ômega-3 também têm sido relacionada, inclusive com depressão pós-parto e distúrbio bipolar. Vários estudos mostram que associação de ômega- 3 acelera os resultados com antidepressivos.  Os alimentos fontes de ômega-3, como os peixes gordos e a semente de linhaça (2 colheres de sopa por dia, são suficientes para ajudar a não ter depressão), influenciam na neurotransmissão de noradrenalina e serotonina.
O triptofano é um aminoácido, essencial para o cérebro produzir a serotonina, cuja falta é um fator importante para a depressão. Tem como função reduzir a ansiedade e a tensão, e são encontrados em alimentos como: leite, carnes, nozes, frutas e cereais integrais. A banana contém triptofano e quando associada ao cacau PURO (nada daqueles chocolates cheios de açúcar!!), potencializa a formação de serotonina.
Alguns alimentos que não podem faltar na sua dieta: feijão preto pelo ferro que contém, a semente de abóbora pelo magnésio, a soja pelo cobre, a banana, o leite e iogurte pelo triptofano, o chocolate pela metilxantina, aveia e grãos integrais pelo triptofano, espinafre e outras folhas verdes pelo ácido fólico, frutas secas pelo potássio, nozes e castanha-do-pará pelo selênio, abacaxi e melancia pelas vitaminas do complexo B, A e C, levedo de cerveja, farelo de trigo e gérmen de trigo pela vitamina B6, verduras ricas em fibras solúveis, pois elas ajudam a estabilizar o açúcar no sangue evitando a sua queda, e os carboidratos complexos como arroz, pão, massas integrais e batata, que aumentam os níveis de serotonina.
Uma alimentação adequada oferece ao organismo a capacidade de produzir substâncias anti-depressivas. Portanto os alimentos têm uma influência direta nos níveis dos neurotransmissores, podendo elevá-los ou diminuí-los.
Vamos deixar claro que os alimentos anti-depressivos auxiliam no tratamento, principalmente quando a causa da depressão é a “pressão” da vida moderna, nesses casos, atuam como aliados poderosos. Para algumas pessoas em crise mais grave, os antidepressivos químicos são indispensáveis.  Por isso, é necessário conhecer as causas da depressão, pois o tratamento inclui desde exercícios físicos a todas as atividades que ajudam aliviar o estresse e trazem a sensação de bem-estar, inclusive a modificação dos hábitos alimentares! ;)
Beijinhos,
Bruna




Nenhum comentário:

Postar um comentário