terça-feira, 16 de outubro de 2012

Chia

A cada estação temos uma nova semente ou óleo que a bola de vez, e a do momento é chia! Já ouviu falar? Com o nome científico de salvia hispanica, é nativa do México e da Gutemala, uma das fontes principais de alimentos dos povos andinos.

E quem vai contar mais sobre essa novidade é a nutricionista, Bruna Vanzella. Tenho certeza que assim que você terminar de ler o texto, você vai correndo comprar!

Bjos e boa semana

Gi

"A Chia é mais conhecida por sua semente, de formato oval e pequeno, com coloração variada (preta, marrom escura, branca ou cinza), a qual é comercializada integralmente, moída ou em forma de óleo, podendo ser considerada um alimento funcional, tanto pela sua composição quanto pelo seus efeitos benéficos, atuando como um excelente antioxidante e anti-inflamatório.

A semente de chia é uma ótima fonte de ômega-3, antioxidantes, fibras, aminoácidos essenciais, proteínas e minerais, tais como cálcio, fósforo e magnésio.

Auxilia na diminuição dos níveis de glicemia na corrente sanguínea, sendo seu consumo moderado, ideal para os diabéticos. A grande quantidade de fibras, tanto solúveis quanto insolúveis, auxilia na redução do índice glicêmico da dieta, além de atuar como reguladora da função intestinal, fazendo nosso intestino funcionar melhor (mas lembrem-se, tem que hidratar bastante!)

Funciona também como um saciador do apetite, fazendo com a sensação de “fome” diminua. As fibras deixam a digestão mais lenta, prolongando a saciedade, auxiliando assim, no processo de emagrecimento.
O ômega-3 presente no alimento, tem propriedades protetoras contra doenças cardiovasculares, auxiliando na diminuição do colesterol ruim (LDL) e no aumento dos índices do colesterol bom (HDL) no sangue, além de atuar como potente anti-inflamatório.



Como consumir:
Colocar 1 colher de sopa de semente de chia em uma xícara com água. Deixar de um dia para o outro, ou até aumentar um pouco de tamanho e formar um “gel”. Misture esse “gel” e os grãos no suco de frutas ou vitaminas.
Pode ser usada também na massa de pães e bolos, salpicada nas saladas, enfim, as possibilidades de combinações são infinitas, use e abuse da criatividade!

O importante é consumir de maneira moderada, e sempre procurar um nutricionista, para que as quantidades não excedam as necessidades diárias de cada um!"

Beijinhos,
Bruna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário