quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Gergelim

Eu não sei vocês, mas eu enfiei o pé na jaca nesse feriado prolongado de tanto comer! Afe, aproveitei para testar receitas, cozinhar para os amigos, e conhecer novos restaurantes. Estou com a consciência pesada! Mas toda essa comilança vai render bons posts por aqui ;)

E ainda bem que hoje a nutricionista Bruna Vanzella vai dar dicas dos benefícios do gergelim e até uma receitinha que cai muito bem para quem quer dar uma desintoxicada como eu.

Bjos

Gi


'Vocês conhecem ou alguma vez já ouviram falar do gergelim, não é mesmo? Mas vocês sabem o quanto essa sementinha é rica em nutrientes?
O gergelim tem um alto teor de proteínas, fibras e de gorduras do bem, praticamente todas essas gordurinhas constituídas por ácidos graxos insaturados, que desempenham um papel importante na redução dos níveis de colesterol no sangue e na prevenção de doenças cardiovasculares. Entre essas gorduras, encontra-se a lecitina, que atua como um componente essencial no nosso sistema nervoso, e tem como uma das principais funções, manter os lipídios dissolvidos, impedindo assim que moléculas de colesterol se depositem nas paredes das artérias.
As sementes do gergelim são riquíssimas em cálcio (90 mg em 1 colher de sopa quando as sementes não são descascadas e, 10 mg em 1 colher de sopa para as sementes descascadas). Além de conter outros minerais como ferro, magnésio (responsável por muitos processos no nosso organismo), cobre, fósforo e cromo.
Além do mais, contém vitamina E, que atua como um poderoso antioxidante e metionina, que é um aminoácido essencial, o qual não conseguimos produzir. 
É ainda uma fonte de fibras do tipo mucilagem, que auxilia no funcionamento do intestino, pois atua como um laxante suave.
A melhor forma de utilizar as sementes do gergelim, é em sua forma integral e com a casca. Uma dica importante: triture as sementes antes de consumir, pois assim os nutrientes são melhores absorvidos.
Pode ser utilizado na sua forma in natura, nos sucos ou adicionado nas frutas, ou como condimento, em substituição ao sal de cozinha, dando um toque mais saboroso para os pratos, como no arroz, feijão, saladas.
Vou passar para vocês a receita do Gersal, para substituir o sal e dar aquele toque todos especial nas preparações, deixando um gostinho bem diferenciado.
Vamos a receita!
Gersal
Ingredientes:

·        -  300g de gergelim branco ou preto
·       -   30g de sal marinho

Modo de preparo:

Toste o gergelim até ficar moreno. Adicione o sal. Ao esfriar, bata no liquidificador pulsando, com cuidado para não virar uma farinha (o gergelim precisa ficar em pedacinhos para ficar mais crocante). Usar no lugar do sal comum.

Beijinhos,
Bruna
http://brunavanzella.wordpress.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário