segunda-feira, 30 de maio de 2011

Licopeno, um excelente fotoprotetor

O tomate é um alimento rico em nutrientes, fornecendo ao organismo folato, sais minerais, como potássio, sódio, fósforo, cálcio, magnésio e ferro, fibras e licopeno. Quando consumido cru representa uma boa fonte de vitamina A, C e as do complexo B (esses nutrientes podem se perder através do processamento do alimento).

O licopeno, um dos nutrientes do tomate, é uma substância antioxidante pertencente ao grupo dos caratenoides que confere coloração avermelhada ao fruto, sendo encontrada em outros alimentos, como melancia, goiaba, e outros.

No organismo humano, o licopeno, reduz os efeitos danosos ocasionado pelos radicais livres, sendo um dos nutrientes usados na fotoproteção oral. Um nutriente, com efeito, fotoprotetor é aquele que tende a amenizar os impactos dos fatores ambientais sobre a pele.

Diversos estudos comprovaram que os participantes que consumiram licopeno diariamente, possuíam uma pele mais saudável e bonita e menor chance de desenvolverem eritrema (coloração avermelhada da pele) após a exposição solar. Pesquisas revelam que o tomate cru apresenta, em média, 30mg de licopeno/kg do fruto; o suco de tomate cerca de 150mg de licopeno/litro; e o catchup contém em média 100mg/kg. Para a obtenção do efeito fotoprotetor, a dose diária recomendada é de 8 a 50 mg.

Para a obtenção desse efeito, é necessário consumir o tomate bem maduro, pois quanto mais vermelho estiver, maior será o teor de licopeno. É importante ainda, não associá-lo com refeições ricas em fibra, uma vez que essas prejudicam sua absorção.

Abuse dos alimentos fontes de licopeno, mas não se esqueça que o protetor solar é indispensável nos dias de sol.


Você também vai gostar dos posts de Nutriteca.

Kamila Victor
Nutrição e Malhação - http://kamilavictor.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário