segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Aposte no 5

Você já parou para pensar quantas vezes frutas, legumes e verduras entram na sua alimentação diária?!

Se sua soma não passar de 5, melhor fazer um, esforço para atingir essa meta! Essa quantidade, segundo mostra vários estudos protegem o coração, melhoram o transito intestinal, diminuem a incidência de câncer,  previnem a obesidade, além de suprir as necessidades nutricionais diárias de vitaminas, minerais e fibras.

Essa quantidade de porções, que equivalem a 400 gramas, segue as diretrizes da OMS (Organização Mundial de Saúde) e serviu de inspiração para o “5 a day” um programa criado no Estados Unidos, pelo Departamento de Serviços em Saúde da Califórnia em parceria com o National Cancer Institute. Hoje é adotado em mais de 40 países e no Brasil foi batizado como “5 ao dia”.

Bom, então vamos entender um pouco mais como podemos incluir todas essas porções de FLV (frutas, legumes e verduras) no dia.

Vale lembrar que batata, mandioca, mandioquinha, cará, inhame, estão fora dessa lista, pois são considerados tubérculos e fazem parte do grupo de carboidratos.  A forma de preparo também conta bastante, nada de consumir verduras regadas de muito óleo, empanadas e ao bacon! Vale legumes e verduras refogadas e cozidas no vapor, se forem consumidas cruas, melhor ainda, assim mantemos as fibras do alimento. Em saladas, apenas fique atenta aos temperos, nada de usar os prontos.

Legumes e verduras enlatadas e congeladas, também não entram no “5 ao dia”, já frutas melhor consumir as frescas, mas também são indicadas as secas, como damasco, ameixa, uva, etc.

Então o quanto seria 1 porção de FLV?!

Frutas: 1 porção equivale a 1 unidade de tamanho médio (laranja, maçã, goiaba, banana) ou de 10 a 15 para as pequenas(uva, jabuticaba, morango, cereja)

Sucos: 1 copo de requeijão aproximadamente 200ml

Legumes e Verduras: 4 colheres de sopa de vegetal cozido ou picado ou 1 prato de sobremesa de folhas cruas.

Então, não deixe de incluir FLV no seu cardápio diário:
  • Frutas no café da manhã
  • Suco no lanche da manhã
  • Saladas no almoço
  • Frutas no lanche da tarde
  • Legumes crus no jantar

Fabiana Borrego
Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Padrões Gastronômicos, atua em assessoria e consultoria nutricional com a empresa ChefNutri


Você também vai gostar dos posts de Nutriteca

Nenhum comentário:

Postar um comentário