terça-feira, 7 de agosto de 2012

Os diferentes tipos de açúcar

A coluna Nutriteca estava meio abandonada, mas esses dias descobri que uma amiga, Bruna Vanzella que é uma ótima profissional, lançou um blog sobre nutrição. Não tive duvida e a convidei para dividir com a gente algumas dicas bacanas sobre alimentação saudável.

E a primeira dica veio muito bem para essa minha fase de tentar ganhar o bolão de quem perde mais quilos lá no trabalho. Aprendi bastante sobre as diferenças do açúcar.

Boa leitura e pensa bem antes de comer aquela sobremesa!

Bjos

Gi

"O açúcar é um termo genérico utilizado para carboidratos cristalizados comestíveis, é e encontrado na forma de sacarose, lactose e frutose.


Alguns estudos mostram que os nossos ancestrais consumiam dietas que tinham cerca de 4 a 6% de açúcar, medido como porcentagem de energia, era consumido principalmente sob a forma de frutas e ocasionalmente de mel. Mas, nós evoluímos tendo uma aceitação intensa ao sabor doce. Esse fato certamente influenciou nosso paladar hoje no que diz respeito à aceitação, muitas vezes “adoração” pelo doce.

Os açúcares são ricos em carboidratos, principal fonte de energia para o nosso organismo. Portanto, eles nuncam devem ser retirados completamente da nossa dieta, e sim, no caso de alguma restrição, serem substituídos por outros alimentos. Quando falamos de consumo excessivo de açúcar, estamos falando do açúcar simples, daquele adicionado à mesa, encontrado nos doces ou adicionado no chá, no cafezinho e tudo mais

O consumo ideal de açúcar por dia varia de pessoa para pessoa, temos que levar em consideração: idade, peso, sexo, nível de atividade física e consumo dietético. Segundo o Ministério da Saúde o consumo de açúcar simples para cada indivíduo tem um limite de 10 de toda a energia consumida ao longo do dia. Mas lembrem-se, estamos falando do açúcar simples.

Hoje no mercado existem vários tipos de açúcar, o que os diferencia é o processo pelo qual cada um passa, mudando seu gosto e sua cor. Abaixo, segue uma relação resumida dos diferentes tipos de açúcar disponíveis no mercado para o consumidor e utilizados na indústria com suas principais características.

Açúcar mascavo: é o mais saudável de todos os açúcares! É o açúcar quase bruto, escuro e úmido, extraído depois do cozimento do caldo de cana. Como ele não passa pelas etapas seguintes de refinamento, ele conserva as vitaminas e os minerais como cálcio, o ferro, o magnésio, o fósforo e o potássio. Mas seu gosto, bem parecido com o do caldo de cana, desagrada a algumas pessoas. O grau de pureza de sacarose neste açúcar gira em torno de 90% e é muito recomendado, devido ao fato de não ser um produto altamente concentrado e de preço acessível, além de possuir mais nutrientes.


Açúcar demerara: parecido com o açúcar mascavo em termos de valor nutricional e de coloração. Ele passa por um refinamento leve e não recebe nenhum aditivo químico. Seus grãos são marrom-claros e devido à camada de melado que envolve seus cristais, o açúcar demerara tem valores nutricionais relativamente altos, semelhantes aos do mascavo.


Açúcar orgânico: O açúcar orgânico é diferente de todos os outros tipos pois não utiliza ingredientes artificiais em nenhuma etapa do ciclo de produção, do plantio à industrialização. É mais caro, mais grosso e mais escuro que o refinado, mas tem o mesmo poder adoçante, pois se trata quase exclusivamente de sacarose. Muito apreciado por europeus e norte-americanos, cada vez mais preocupados com a sustentabilidade ambiental, este açúcar é considerado natural desde o plantio, sem adubos e fertilizantes químicos, até a embalagem biodegradável, passando, claro, pela produção industrial sem cal, enxofre, ácido fosfórico e tantos outros elementos adicionados ao produto refinado.


Açúcar cristal: também derivado do caldo de cana, não passa por algumas fases de refino, o que resulta em pequenos cristais, de cor branca. Depois do cozimento do caldo de cana, passa por um refinamento, conservando apenas 10% dos sais minerais presentes no açúcar bruto.


Açúcar refinado: conhecido também por açúcar branco, é o mais consumido pela população brasileira! Feito a partir do açúcar cristal, recebe enxofre no seu tratamento para ficar ainda mais branquinho. Esse processo retira praticamente todas as vitaminas e os minerais, deixando apenas “calorias vazias”, permanecendo cerca de 99,8% de sacarose. perdendo assim, praticamete todos os seus nutrientes. Apresenta coloração branca e cristais finos, com dissolução rápida.


Açúcar de confeiteiro: conhecido também como glaçúcar, é obtido da moagem maior do açúcar refinado ficando com um aspecto bem fininho, parecido com talco de bebê. É muito usado em confeitaria, tanto no preparo de receitas como na finalização. Seu segredo é um refinamento sofisticado, que inclui uma peneiragem para se obter minicristais, além da adição de amido de arroz, milho ou fosfato de cálcio, cerca de 30% em peso para evitar que os minicristais se juntem novamente, ou seja, inibir que o efeito higroscópico do açúcar faça com que o mesmo embolore. 



Açúcar light: surge da mistura do açúcar refinado com adoçantes dietéticos, como o aspartame, o ciclamato e a sacarina, os quais quadruplicam o poder de adoçar do açúcar puro. Um cafezinho só precisa de dois gramas de açúcar light para ficar doce, contra seis gramas de açúcar comum.



Açúcar líquido: é obtido pela dissolução do açúcar refinado em água. Usado em bebidas gasosas, balas e doces, o açúcar líquido não é vendido em supermercados.





Independente do tipo de açúcar a ser escolhido, o fato que ele acrescenta muitas calorias à nossa alimentação, quando consumido em excesso, causa um desequilíbrio na nossa saúde. O mais notável deles é o ganho de peso, que é o fator desencadeante para o desenvolvimento de fatores derisco para doenças cardiovasculares e diabetes. Além do mais, portadores de diabetes devem evitá-lo.

Portanto, DOCE DEMAIS, SAÚDE DE MENOS!! ;)

Beijinhos,

2 comentários:

  1. Só mais uma informação, em grande parte do mundo já não se usa o enchofre para deixar o açucar cristal branco, se utiliza ozonio (por causa do seu uso no Brasil praticamente não e aceito para e exportação), mas já se estão fazendo projetos para produzir com esta nova modalidade no pais.

    ResponderExcluir