quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Gratinado de Batatas ao caldo de galinha

Eu já contei por aqui que estou lendo livro "Aprendiz de Cozinheiro", do escritor Bob Spitz que ficou famoso depois de escrever a biografia dos Beatles e após o sucesso do livro, a separação e uma crise em que a paixão pela comida virou uma obsessão, decidiu deixar tudo para trás e conhecer as principais escolas de culinárias da França e Itália.

O livro é delicioso de ler, e dá muita vontade de passar pelos mesmos caminhos que ele. Entre as histórias, ele divide algumas receitas bem interessantes, mas nem sempre a tradução ajuda na hora de preparar e alguns produtos não são fáceis de encontrei.

Separei algumas para testar, e troquei alguns ingredientes e as que derem certo, vou dividir aqui com vocês. A primeira é o Gratinado de Batatas ao caldo de Galinha, ou se você preferir, pode trocar pelo caldo de Lagostins. Esse prato é ideal para ser servido com carnes.

Vamos testar?

Bjos

Gi

Ingredientes
- 1 cebola cortada em fatias bem finas
- 1 colher de sopa de azeite
- 4 batatas jovens e pequenas descascadas e fatiadas, aproximadamente 4cms
- Sal
- Açúcar
- 1 dente de alho grande finamente picado
- 1 xícara de caldo de galinha ou lagostins

Modo de Preparo
1. Aqueça previamente o forno a 165ºC
2. Em uma frigideira, aqueça o azeite, e frite levemente a cebola, salpicando um pouco de açúcar por cima, até elas ficarem douradas. Desligue o fogo e reserve
3. Depois que as batatas estiverem cortadas, tempere levemente com sal
4. Em um refratário que possa ir ao forno, coloque as batatas no fundo e no centro coloque as cebolas, depois uma camada de batatas ao redor, como se fosse uma torta
5. Salpique o alho e tempere com sal
6. Em uma leiteira, ferva 2 copos de água com 1 tablete de caldo de galinha e cubra as batatas
7. Coloque no forno por 30 a 40 minutos ou até o garfo puder penetrar facilmente e ser formar uma fina crosta na superfície.

Serve 3 pessoas.





2 comentários: