segunda-feira, 6 de junho de 2011

Alimentação para a beleza

Se sua pele está desidratada e áspera, os cabelos ressecados e sem vida e as unhas quebradiças, significa que você se esqueceu de colocar alimentos importantes no seu prato. Saiba como uma alimentação diversificada em nutrientes pode auxiliar na manutenção da beleza e saúde da pele, unhas e cabelos.

Pele: uma pele saudável é aquele que se encontra sedosa, sem muita oleosidade e com brilho natural. Para o alcance da saúde e beleza da pele é importante consumir refeições com quantidades adequadas de proteínas, fibras, vitaminas C e E, entre outros nutrientes. A ingestão adequada de fibras promoverá o bom funcionamento intestinal e aumentará a eliminação de toxinas prejudiciais à saúde da pele. Com relação as vitamina C e E, elas apresentam função antioxidante, o que contribui para a inibição dos efeitos proporcionados pelos radiais livres, principais agentes causadores do envelhecimento celular. Estas vitaminas podem ser encontradas em frutas (acerola, laranja, kiwi, entre outras) e verduras, como o espinafre.

Cabelos: são constituídos de inúmeras substâncias, dentre estas, carbono, cobre, zinco, aminoácidos, proteínas e água. Assim, uma ingestão alimentar prejudicada associada ao estresse da vida moderna podem influenciar na saúde capilar, gerando oleosidade, queda e desidratação dos fios. Para a saúde dos cabelos, consuma carnes, leite e derivados, feijões, principalmente os do tipo escuro, que são excelente fonte de proteínas, assim como linhaça, girassol, gergelim, castanhas e nozes. 

Unhas: são consideradas saudáveis quando se apresentam rosadas, sem estarem quebradiças, lascadas, ou esbranquiçadas. Assim como os cabelos, dependem de uma alimentação com quantidade adequada de proteínas, e outros nutrientes. O primeiro é o enxofre que está presente em alimentos como, verduras escuras, repolho, ovo, agrião e peixe. O segundo é o potássio, encontrado em banana, cenoura, pepino, salsa e outros. 

Fontes de silício como o espinafre, cebola e alho também são bem vindas. O silício quando consumido juntamente com o cálcio potencializa sua absorção e consequentemente auxilia o fortalecimento das unhas e cabelos.

Não de esqueça, a manutenção de uma boa ingestão hídrica diária associada a uma alimentação diversificada contribuirá para o bom funcionamento do organismo e manutenção da pele, cabelos e unhas mais bonitos e saudáveis. Evitar situações estressantes e o consumo excessivo de cafeína, álcool e alimentos industrializados também é benéfico.

Você também vai gostar dos posts de Nutriteca.

Kamila Victor
Nutrição e Malhação - http://kamilavictor.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário